quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Convergir para comunicar!!!



Hoje em dia a mídia não apenas informa, mas é consumida por quem a recebe. As várias tecnologias, manipulados no nosso dia a dia, trazem consigo as vantagens e desvantagens do nosso modo em usá-las. Se elas são úteis a nós, nós somos por nossa vez, somos dependentes delas. Quem não se sente nu quando esquece o celular em casa? Ou então, que quase se desespera quando por um dia não consegue acessar a internet?

A convergência cultural acontece justamente nesse nosso momento, onde os meios se fundem e influenciam o cotidiano das pessoas. Mudando o pensamento para a nossa área: a Comunicação. Podemos ver como as diferentes tecnologias se aglomeram para um objetivo.

Com o aparecimento do rádio, o jornal impresso ganhou um concorrente. Com o aparecimento da TV, o rádio ganhou um concorrente. Até que a internet chegou e fez concorrência para todos os meios. Revolucionando assim o jeito de fazer jornalismo. As grandes empresas de comunicação perceberam que era melhor mesclar os meios do que mantê-los separados em concorrência. Os grandes grupos se formaram, e hoje o mesmo conteúdo encontrado na “net” é lido em jornais, ouvido em rádios, e assistido pela TV. Cada qual valorizando suas características.

Para finalizar minha humilde opinião eu acrescento aqui uma fala professor e diretor do programa de Estudos e Mídia Comparada do MIT, Henry Jenkins:
“[...] A convergência como um processo cultural, refere-se ao fluxo de imagens, idéias, histórias, sons, marcas e relacionamentos através do maior número de canais midiáticos possíveis, um fluxo moldado por decisões originadas tanto em reuniões empresariais quanto em quartos de adolescentes, moldado pelo desejo de empresas de mídia de promoverem ao máximo suas marcas e mensagens e pelo desejo dos consumidores de obter a mídia que quiserem, quando, onde e como quiserem, e por meios ilegais se for impossível por meios legais [...]”.
Para ver o texto de Henry na integra acesse.

Nenhum comentário: